Especiarias

tempero-especiarias

As especiarias são aqueles produtos constituídos de uma ou diversas substâncias saborosas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregados nos alimentos para ressaltar ou modificar o seu sabor.

São essenciais numa alimentação saudável e equilibrada, pois além de realçarem o sabor dos alimentos, ajudam na digestão, melhoram a estética do alimento e possuem qualidades terapêuticas.

De acordo com a sua aplicação e sabor, os condimentos classificam-se em: essências ou aromatizantes, salgados, picantes, ácidos, especiarias, ervas, bulbos, gorduras, adoçantes, adoçantes não calóricos e extratos.

Algumas ervas apresentam propriedades medicinais, podendo ser utilizadas como fitoterápicos em paralelo a alguns tratamentos. Os condimentos agem ativando a digestão e prevenindo doenças, principalmente do estômago. Além disso, para as pessoas que têm hipertensão ou problemas do coração e que devem diminuir ou até mesmo excluir o sal e óleo de sua alimentação, as ervas e especiarias dão um gostinho a mais na comida.

Uma boa opção é incluir ervas e especiarias no preparo dos alimentos.

BENEFÍCIOS DE ALGUMAS ESPECIARIAS:

*Açafrão: A ele são atribuídos poderes afrodisíacos, por ser um estimulante. Além disso, auxilia na digestão dos alimentos.

*Alho: Apresenta efeito bactericida; ajuda na prevenção e no combate de alguns tipos de câncer e de doenças cardiovasculares; apresenta um efeito hipoglicemiante; possui altos teores de zinco e selênio, ambos antioxidantes envolvidos num bom funcionamento do sistema imunológico.

*Anis-estrelado: Alivia a tosse e problemas digestivos.

*Canela: É diurética e um estimulante do sistema nervoso.

*Coentro: É um tônico digestivo e, em grandes quantidades, é uma excelente fonte de vitamina C.

*Cravo: É digestivo e antiespasmódico. Além disso, o óleo de cravo é um potente analgésico.

*Gengibre: É muito usado contra enjôos, aliviando a sensação de náuseas. Além disso, pode ser utilizado em casos de tosse, gripe e asma.

*Noz-moscada: É estimulante e digestivo.

*Pimenta-do-reino: É afrodisíaca e aumenta o poder digestivo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *