Água e atividade física

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A água é o principal componente do nosso organismo. Ela compõe cerca de 70% dele.

A falta de água ou desidratação pode comprometer o desempenho no exercício físico, causando sintomas indesejáveis, como fadiga, tontura, dor de cabeça e perda de equilíbrio. Vale lembrar que quando sentimos sede, este é um alarme atrasado do corpo, ou seja, está avisando que o seu organismo já está pelo menos 1 a 2% desidratado.

“Não espere sentir sede para beber água”

As pessoas que praticam atividade física, devem consumir água no início, durante e depois de se exercitar.

Durante o exercício, a temperatura do nosso corpo aumenta e a transpiração é a forma mais eficaz para fazer com que o nosso corpo perca calor. Entretanto, a transpiração faz com que nosso corpo perca água e algumas substâncias químicas. Se uma pessoa transpirar muito durante uma atividade física prolongada e não repuser a água, ela poderá ter sintomas de desidratação.

Se uma pessoa sedentária deve ingerir em média 2 litros de água por dia, o consumo dos atletas deve ser maior, afinal a perda de água através do suor é de 0,5 a 2,5 litros por hora, de acordo com a intensidade do exercício.

Recomenda-se que o consumo durante o exercício seja entre 150 e 350 ml a cada 15 ou 20 minutos.

Deixe uma garrafa com água logo ao lado, para consumir antes, durante e depois de se exercitar, evitando assim a desidratação!

 

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