Ortorexia

ortorexia

Existem alguns tipos de distúrbios alimentares: anorexia, bulimia nervosa, compulsão alimentar e hoje iremos tratat da #ORTOREXIA

O nome é meio esquisito, mas trata-se de um transtorno alimentar que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. A pessoa se torna viciada em comida saudável a ponto de seus pensamentos serem ocupados com dieta e composição (calorias, vitaminas, minerais, gordura, carboidrato, proteína) de cada alimento que vai comer.

Torna-se também obsessiva pela forma de preparo de cada alimento e os utensílios utilizados na preparação dos alimentos. Comer fora de casa é considerado um problema, evita reuniões sociais e jantares, para não correr o risco de comer algo não saudável e quebrar as próprias regras alimentares.

Embora pareça ser um distúrbio saudável, não é. Isso porquê a maioria das pessoas que sofrem dessa síndrome não procuram um auxílio profissional e acabam excluindo grupos de alimento como as gorduras, carnes, laticínios e carboidratos, sem fazerem as substituições adequadas.

COMPORTAMENTOS NUTRICIONALMENTE DESEQUILIBRADOS MERECEM TODA A ATENÇÃO E O ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL E ALIMENTAR ADEQUADO!

Ainda são necessários mais estudos sobre este complexo distúrbio alimentar, para saber qual a prevalência dele na população geral.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *