As leguminosas são um tipo de planta cujas sementes crescem em vagens ricas de tecido fibroso. São alimentos de origem vegetal, ricos em proteína (23%).
Fazem parte deste grupo, feijão, soja, grão de bico, lentilha, ervilha, amendoim, tremoço, guando, alfarroba.
As leguminosas necessitam ficar em remolho antes de serem cozidas, para que a água penetre no interior dos grãos, amolecendo e encharcando o amido existente, resultando em um aumento de cerca de 50% do seu volume.
As leguminosas fornecem a melhor fonte de proteína concentrada do reino vegetal.
Conheça um pouco sobre cada uma das leguminosas:
Feijão – Existem vários tipos: feijão-de-corda, preto, roxinho, rosinha, branco, mulatinho, verde, entre outros. São importante fonte de minerais — como ferro, fósforo, magnésio e manganês —, e de proteínas, e apresentam alto teor de fibras. Não contém colesterol e ainda são considerados uma das melhores fontes vegetais de vitaminas do complexo B.
Lentilha – É um grão muito saboroso, pode ser servida quente ou fria, em saladas, com arroz ou em sopas. Seu maior benefício é sua elevada quantidade de fibras, que ajuda na redução da taxa de gordura no sangue, e também é rica em proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.
Grão-de-bico – É uma excelente fonte de carboidratos e contém importante teor de proteínas. Destacam-se também seus consideráveis valores de folato, da vitamina B1 e dos minerais: ferro, fósforo e potássio. Esse grão pode ser consumido como salada, acrescentado em cozidos, sopas etc.
Ervilha – Pode ser consumida seca ou verde. Temos a ervilha em vagem, conhecida como ervilha torta, e a ervilha em grão. Seu valor nutritivo varia conforme o tipo, mas de um modo geral oferece minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, e, ainda, as vitaminas A, e as do complexo B e C.
Amendoim – Poucos sabem, mas essa semente é um dos alimentos mais completos em nutrientes. É rico em proteínas e vitaminas do complexo B, em folato e em minerais, como cálcio, fósforo, potássio e zinco. Apesar de pertencer ao grupo das leguminosas, apresenta maior teor de gordura, por isso, muito cuidado na quantidade a ser consumida.
Tremoço – Há diversas espécies, como tremoço-branco, tremoço-amarelo e tremoço-azul. Todos tipos são ricos em proteína e em fibra.
gosto muito de cozinhar(amador) , gostaria de receber algumas receitas.Obrigado,Marcio.