Congelar as verduras e legumes é uma ótima maneira de aproveitar a safra, tê-los sempre frescos e ter praticidade no preparo de alimentos.
As verduras e legumes possuem enzimas que com o tempo vão fazendo com que esses alimentos murchem e oxidem (escureçam).
🌱COMO FAZER O BRANQUEAMENTO?
Colocar as verduras e legumes lavados, por cerca de 30 segundos a 2 minutos em água fervendo; retirar os legumes da água e colocá-los em uma bacia com água e gelo. Secar os legumes em um pano limpo.
Armazene em sacos de congelamento (tipo o da imagem) ou recipientes, com a quantidade porcionada para cada uso e leve ao congelador.
🌱POSSO CONGELAR QUALQUER VEGETAL?
O ideal é congelar apenas os que não serão consumidos crus. Os folhosos (alface, agrião, couve, rúcula…) não ficam bons congelados.
🌱A TEXTURA DOS VEGETAIS ALTERA COM O CONGELAMENTO?
Alguns legumes e vegetais ao congelar e depois descongelar, ficam amolecidos. Assim, esses que amolecem você pode usar no preparo de caldos, sopas e purês.
🌱CONGELAR CONSERVA OS NUTRIENTES?
A técnica do branqueamento permite a conservação de alguns nutrientes além de proporcionar a preservação do sabor e coloração.
🌱POR QUANTO TEMPO POSSO MANTER CONGELADO?
O ideal é que o congelamento de verduras e legumes não ultrapasse 6 mêses.
🌱POSSO COMPRAR VERDURAS E LEGUMES JÁ CONGELADOS?
O ideal é verificar se não possuem nenhum tipo de conservante. Leia os rótulos sempre! Nunca descongele e recongele. Por isso a importância de descongelar apenas o que irá consumir.