Glutamato Monossódico

GMS-

O MSG (Glutamato Monossódico) é um dos aditivos alimentares mais usados em todo mundo, é um realçador de sabor presente em diversos produtos industrializados como: biscoitos recheados, biscoito salgado, molho de tomate, milhos para salada, chips, salgadinhos de milho, shoyo, pó de miojo, pipoca de microondas, refrescos em pó, sopas em pó, cereal matinal, temperos industrializados, comidas congeladas e nos fast food.

Quimicamente, o glutamato monossódico é composto aproximadamente por 78% de ácido glutâmico livre, 21% de sódio e até 1% compostos de contaminantes.

Estudos recentes associam o consumo do glutamato monossódico a obesidade. Uma ingestão de 5 gramas diárias aumentou em 30% a propensão a ganhar peso em homens e mulheres. O consumo do glutamato causa a intolerância a leptina (hormônio regulador do apetite e do metabolismo), fazendo com que o organismo não consiga processar a energia recebida através dos alimentos.

Foi também constatado que o consumo do glutamato causa danos oculares, cefaleia (dor de cabeça), fadiga e desorientação, depressão, sonolência, náuseas, dificuldade respiratória, hiperatividade em crianças, disfunção no aprendizado e até mal de Alzheimer e mal de Parkinson.

O ideal é ter uma alimentação mais saudável possível, evitando os alimentos industrializados ricos em aditivos químicos. Uma ótima opção é investir nas especiarias (orégano, pimenta do reino, cúrcuma, ervas finas, alecrim, páprulica, entre tantas outras), que proporcionam sabor e nutrientes importantes para o organismo. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *